Líbera Fontana

Casada com Zeferino Lodetti

Download

Clique no botão ao lado para fazer o download da descendência e outras informações de Líbera Fontana 

Filha de André Fontana e Luiza Simon Fontana, nasceu em 02 de dezembro de 1929 em Vista Alegre, município de Sombrio. Fez sua primeira comunhão aos oito anos na capela de São Liberal, em Vista Alegre. Seu confessor foi o padre João Raitz. Líbera Fontana Lodetti foi associada do Apostolado da Oração, cuja zeladora foi sua mãe Luiza.

 

Aos 10 anos de idade fez seu primeiro curso de catequista em Sombrio, após a morte do capelão Constante Gregorine, passou a ser catequista e capela, tendo recebido das mãos do Arcebispo de Florianópolis Dom Joaquim de Oliveira, diploma de habilitação. Nomeada zeladora das vocações sacerdotais, e aos domingos após os cultos, atendia na biblioteca Jackson de Figueiredo, no interior da sacristia. Em 1945 zeladora da capela, levava roupas, limpava e ornamentava a mesma. Preparou cerca de 500 crianças para a primeira comunhão e adorava cantar com as amigas: Líbera Bristot, Gília Dal Pont, Helena Possamai, Iracema Aguiano.

 

 

 

 

 

Em 1949 mudou-se para Morro do Ermo, ingressou na Congregação de Filhos de Maria. Casou-se em 30 de dezembro de 1950 com Zeferino Lodetti. Foram suas testemunhas: José Fontana, Severino Simon, Aprígio Simon, Romeu Carlessi. Teve 06 filhos: Nivaldo André (in memoriam), Edevar, Maria Luiza, Alzene, Eládio e Irma. 09 netos e 05 bisnetos. Quando foi residir em Ermo, foi nomeada tesoureira do Apostolado da Oração por três vezes e também vice-presidente. Santos de devoção: Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Graças.

 

Zeferino, por sua vez, nasceu dia 21 de setembro de 1925, no Bairro Quarta Linha, em Criciúma. Homem de gênio forte e grande coração, era também muito farrista, trabalhador, gostava demais de futebol. Jogada na zaga e não deixava nenhuma bola passar. Gostava também de bocha, jogos de azar, mega-sena, mas nunca obteve sucesso. Ele também trabalhou na agricultura de fumo, milho e bananal e a negociação era em forma de troca. Faleceu em 26 de outubro de2007.

.