Letícia Fontana

Casada com Virgílio Abatti

Download

Clique no botão ao lado para fazer o download da descendência e outras informações de Letícia Fontana 

Filha de André Fontana e Luiza Simon, Letícia nasceu em 25 de outubro de 1926, em Vista Alegre. Era a terceira filha de cinco irmãos. Criada nos costumes religiosos e afazeres domésticos, casou-se com Virgílio Abatti, no dia 14 de abril de 1945 e foram morar em Morro do Ermo. O casal teve nove filhos, sendo sete homens e duas mulheres, além de 22 netos e 15 bisnetos. Muito religiosa, repassou aos filhos o modo como foi criada, principalmente a reza do terço. Cuidava para que em casa não faltasse água benta, velas e ramos.

 

Na Sexta-Feira Santa, após uma devoção especial que fazia em sua casa, dava para os filhos a cruz para ser beijada. Quando batia a peste no gado e nas aves, ela, que é devota de São Donato, aspergia água benta nos animais. 

 

Em 1972, incentivada por Virgílio, foi morar no Paraná para trabalhar na lavoura. Sua filha Elvira ficou na cidade de Turvo. No decorrer do tempo cada filho seguiu o seu caminho. O casal foi para Pato Branco, onde conseguiu um grande círculo de amizade. Ela gostava de, no final de tarde, sentar na varanda de casa para conversar com vizinhos, pois era muito querida. Ao anoitecer rezava o terço para pedir proteção à família. Letícia faleceu dia 07 de agosto de 2008, em Pato Branco/PR.

 

 

 

 

Virgílio Abatti, nasceu no dia 24 de setembro de 1929 em Morro Chato – Turvo. Filho de João Isaias Abatti e Marieta Sasso Abatti, era um homem simples, calmo e calado, e também trabalhador e agricultor. Era ainda muito respeitado pela família. Bom esposo e bastava um olhar para que os filhos percebessem que suas atitudes não estavam de acordo com seus princípios. Católico, ajudava a comunidade em eventos da igreja. Todo o domingo ia de bicicleta à missa em Turvo. Faleceu dia 24 de setembro de 1994, em Pato Branco/PR.

 

Álbum de Família