Inês Fontana

Casada com Valdomiro Cizino Marcos

Download

Clique no botão ao lado para fazer o

download destas e de outras 

informações de Inês Fontana

Inês Fontana, nona filha de Pacífico Fontana e de Rosina Da Soler, nasceu em 09 de agosto de 1947, em Criciúma, SC. Casou-se em 05 de janeiro de 1971, com Valdomiro Cizino Marcos, que nasceu em 14 de fevereiro de 1942, em Siderópolis, SC, filho de Cizino Marcos e Doliria Bernardino. 

 

Valdomiro, na adolescência, morava em Forquilhinha, onde trabalhava na lavoura. Depois de algum tempo, veio para Criciúma, onde trabalhou em mina de carvão.

Inês conheceu Valdomiro em Criciúma, em uma domingueira, namoram durante 6 anos, casaram e tiveram 3 filhos.

 

Ambos de personalidade forte, faladores, brincalhões e extrovertidos. Logo após o casamento, foram morar no distrito de Itanema, município de Lauro Muller, onde Valdomiro trabalhava como mineiro. Algum tempo depois, aposentou-se por invalidez de pneumoconiose (P3) nos pulmões, adquirida em consequência do trabalho na mina de carvão.

Em 1980, Inês, com a família, voltou a morar no lugar onde nasceu e reside até hoje, na Rua Pacífico Fontana, no Bairro São Simão, em Criciúma. A casa é a mesma que foi construída com muito esforço, com 03 quartos, sala, banheiro, cozinha grande e varanda também grande, onde sempre se reúnem nos fins de semana e juntos dão boas gargalhadas. Nossa principal diversão é estar com os filhos aos domingos, fazer um bom churrasco no almoço e passar a tarde toda juntos.

 

Quando voltou para Criciúma, apesar de aposentado, Valdomiro, não ficava parado, sempre trabalhando. E, em 1990, com os filhos já crescidos, Inês procurou algo para fazer e há 24 anos trabalha no Mampituba.

Todos os domingos, Inês e Valdomiro íamos à missa. Católicos de nascimento, ensinaram os filhos na religião católica, onde foram batizados, fizeram primeira eucaristia, crisma e casamento. Tanto Inês, quanto Valdomiro, não tiveram oportunidade de estudos, pois precisavam ajudar na roça, por isso, estudaram até o 4º ano primário. Com os filhos foi diferente, sendo incentivados o tempo todo a estudarem e, assim, Cláudia se formou em Ciências Econômicas, Cláudio completou o 2º grau e Cleusa formou-se em Educação Física.

 

No ano de 2000, Valdomiro descobriu um câncer. Durante 5 anos, todos juntos, lutaram contra a doença, enfrentando cirurgias, tratamentos e viagens, mas Valdomiro não resistiu à doença e veio a falecer no dia 27 de dezembro de 2005. Inês e a família continua sendo feliz, mas falta algo, falta alguém que deixou muita saudade. 

Álbum de Família