Hilário Martinello

 

Casado com Izaura Darós

Download

Clique no botão ao lado para fazer o download destas

e de outras  informações de Hilário Martinello

Hilário Martinello nasceu em 9 de novembro 1937, mais conhecido como ¨Chico¨, filho caçula de Josephina Fontana e José Martinello. 

Nasceu na comunidade de São Pedro aonde sempre viveu. Sua infância foi muito divertida com muitos amigos, gostava de brincar de futebol, funda e nadar no rio em frente à sua casa. Estudou até a 4ª série. Desde criança ajudava na lida do campo, na plantação de mandioca e milho, entre outras culturas.

 

Na sua juventude, a grande paixão era o seu cavalo marchador. Disputava divertidas corridas de cavalo. Outra diversão da época

eram as competições nas rinhas de galo, as famosas brigas de galo, que naquele tempo eram liberadas. Hilário, desde novo, fabricava o seu cavaquinho (instrumento musical) de bambu. Fazia a festa

quando tocava para seus amigos e familiares, pois gostava muito de trovar. Desafia qualquer um para uma trova. Gostava de cantar, mas dançar não era o seu estilo. Sua esposa tentou ensiná-lo a dançar por muito tempo, mas ele conseguiu aprender.

Quando começou a ir às festas aos domingos, sempre tinha que voltar cedo para casa, porém ele chegava tarde, porque dava uma passadinha no bar para tomar umas e outras. Dentre tantas festas, numa destas, em Maracajá, ele conheceu Izaura Daros e namoraram por um ano.  Para se encontrar com sua namorada saia de São Pedro, hoje Forquilhina, até Morro Albino, em Criciúma, de charrete. O amor era lindo e no dia 13 de outubro de 1962, aconteceu o casamento na Igreja matriz de Maracajá. Houve festa o dia inteiro. Comemoraram casamento com o almoço na casa dos pais de Izaura e a janta na casa dos pais de Hilário.

 

Após casados o casal foi morar com os pais de Hilário, onde juntos trabalharam, criaram seus filhos e dedicaram parte de suas vidas nos cuidados de seus pais. Na roça o trabalho mais desenvolvido era o plantio de cana e mandioca, para fazer o açúcar e a farinha de mandioca. Ainda criavam porcos e tinham vacas de leite. Desde cedo os filhos auxiliavam os pais nestas lidas do campo e da lavoura.

   

Do casamento de Hilário e Izaura vieram quatro filhos. O nono como é chamado por seus netos e netas e biso pelo seu bisneto, sempre carinhoso, com sorriso aberto, espera seus netos e bisnetos com a balinha no bolso.   Além disso, adora contar as histórias antigas e cantar as trovas.

 

Hoje em dia, Hilário gosta de estar com seus conhecidos, jogar pife, jogar bocha e ir aos encontros de idosos no salão da comunidade de São Pedro, que fica ao lado da Igreja de São Pedro, onde Hilário atuou como grande colaborador na sua construção. Hilário e Izaura completam 52 anos de união conjugal. 

Álbum de Família

Varanda da casa

Varanda da casa