Henriqueta Fontana

Casada com Antônio Vassoler Gobbo

Download

Clique no botão ao lado para fazer o download destas

e de outras  informações de Henriqueta Fontana

Henriqueta Fontana, segunda filha do casal Pacífico Fontana e Rosina Da Soler, nasceu em 15 de julho de 1932, em Urussanga. Estudou até a 4ª série na escola do bairro São Simão, onde moravam seus pais. 

 

Henriqueta foi uma mulher batalhadora, quando o marido vinha da mina, iam juntos para a roça onde trabalhavam muito para dar estudo para os seus quatro filhos. Dona de casa exemplar, fazia biscoitos de polvilho maravilhosos e inesquecíveis. Casou-se com Antôno Vassoler Gobbo, nascido em 22 de dezembro de 1928. Tiveram quatro filhos. Dois homens e duas mulheres.

 

Certo dia, o filho mais velho, Valdir, foi trabalhar em Joinville, numa transportadora. Ele vinha em casa de 15 em 15 dias, visitar os pais e irmão. Uma das vezes que veio, falou para a mãe que viria só no Dia das Mães. Mas, o destino mudou tudo. Ele sofreu um acidente de carro e veio no dia 21 de abril, morto, para casa dos pais. A tristeza tomou conta da família. Acabou com a alegria da Henriqueta, que ficou uma mulher muito triste. Não aceitava a morte do filho.

 

Passados dois anos da morte do Valdir, Vilma casou-se com o Simão Mizegeski e deste casamento veio uma neta. Henriqueta começou a sentir a alegria da vida novamente. Dizia que a neta deu-lhe a vida novamente. Com a vinda do neto Douglas, fruto do casamento do seu filho Valmor com Conceição Broca, a alegria de Henriqueta aumentou mais ainda. Eram os netos dando um sentido à sua vida, embora nunca esquecesse do filho Valdir, que havia partido tão cedo.

 

Porém, a vida preparou para Henriqueta e para a família, mais uma surpresa triste. Valmor, já aposentado da mina, foi trabalhar com um amigo no serviço de detonação de rocha. Quando estava dirigindo-se para Joinville, realizar um trabalho de detonação, sofreu um acidente de carro no mesmo lugar onde tinha acontecido o acidente com o seu irmão mais velho. Valmor também não resistiu e veio a falecer, deixando a esposa, um filho de 14 anos e uma filha com apenas oito meses. Este trágico acontecimento fez o mundo de Henriqueta cair. A tristeza não saiu mais do seu olhar, perdeu a alegria de viver. Ficou doente e cinco anos depois da morte do filho Valmor, ela também partiu e foi viver eternamente ao lado dos dois filhos.

Álbum de Família