Elvira Fontana

Elvira nasceu em Garapuvu, Vista Alegre, município do Ermo, SC, em 03 de maio de 1932, filha de André Fontana e Luiza Simon.

 

Elvira crescia normalmente, junto a seus pais e os cinco irmãos. Aos sete anos começou a frequentar a escola em Vista Alegre, que ficava distante 2 km de sua casa. Após concluir a 3ª série, começou a sentir uma fraqueza e a ficar muito pálida. Seu pai, André, a levou para fazer uma consulta em Nova Veneza, onde fez um tratamento por dois anos com o Doutor Carlos Gorini, um dos poucos médicos da região sul de Santa Catarina. Não conseguindo resolver a situação, o Dr, Gorini mandou que a levassem para Porto Alegre, onde tinha mais recursos e poderiam obter sucesso no tratamento, pois o médico suspeitava que se tratava de um quadro de anemia profunda. Elvira tinha um físico de moça, mas nunca tinha menstruado.

 

Seu pai André a levou por diversas vezes a Porto Alegre, mas o tratamento também não apresentava resultados e Elvira veio a falecer em 9 de setembro de 1946, com apenas 14 anos de idade. Encontra-se sepultada no cemitério de Vista Alegre, junto de seus pais, André e Luiza.