Cecília Fontana

Casada com Abel Acordi

Download

Clique no botão ao lado para fazer o download da descendência de Tereza Fontana 

Cecília Fontana nasceu em Criciúma, no dia 02 de dezembro de 1919, sendo a segunda filha do casal André Fontana e Luiza Simon.

 

Aos quatro anos de idade migrou com a família para a Vista Alegre, hoje município do Ermo, em busca de terras férteis, madeira e melhores condições de vida. Cresceu ajudando seus pais na extração de madeira, na lavoura e nos afazeres da casa.

 

Frequentou pouco a escola, porém tinha enorme conhecimento de gramática, números e cálculos. Além de muitos talentos culturais e um jeito simples de ser, era uma jovem encantadora de olhos azuis e cabelos claros.

 

Então começou o namoro com Abel Acordi, que já conhecia e foi escolhido por ser sensível, trabalhador, enérgico, honesto, educado, corajoso e sonhador. Nasceu de família muito humilde, filho de Catarina Nandi e Guilherme Acordi, no dia 13 de dezembro de 1915, em São Roque, Criciúma. Aos quatro anos foi morar com seus padrinhos Maria Simão e Fileno Acordi, em Turvo Baixo. Durante o namoro, para visitar Cecília, ainda não existia a ponte sobre o rio Itoupava, então Abel e seu cavalo atravessavam o rio nadando. O casamento aconteceu no dia 18 de junho de 1938, na Igreja Nossa Senhora da Oração de Turvo. Igreja essa que Abel havia ajudado na construção, assim como na capela de Turvo Baixo e no Hospital de Turvo.

Após um ano de casamento adquiriram uma propriedade próxima aos pais de Cecília, em Vista Alegre, saindo da residência dos pais do marido. Cecília era uma mulher polivalente, parceira do marido e de seus pais, assumindo com seu irmão José a responsabilidade dos negócios. Ao longo do casamento tiveram dez filhos, que reciprocamente ajudaram na construção da história da família, com marcas inapagáveis.

 

No início do casamento viviam da agricultura, como o solo era propício para o cultivo da mandioca, foi construído o engenho de farinha, Tiveram comércio e serraria. Para descrever a saga de uma heroína somente quem a conheceu, mulher desafiadora que depois de longa jornada de trabalho, ainda tinha o espírito desportista de desafiar os trabalhadores a mover o último giro do fuso da prensa. Na colheita de milho e arroz era exemplo à todos, levantando sozinha a parte traseira da trilhadeira (aproximadamente 250 quilos).

 

Sempre presentes nas comemorações dos atos da Igreja de Vista Alegre, onde Cecília ocupou a presidência do Apostolado do Sagrado Coração de Jesus e Abel estava na comissão da Igreja. Sendo exemplo da importância da fé e da oração na família. Doaram o terreno da escola e cediam espaço para o futebol. O casal possía grande espírito desportista, levavam jogadores em seu caminhão para campeonatos e hospedavam jogadores em casa. Ajudaram na abertura de estradas e na vinda da energia elétrica para a Vista Alegre. Abel era massagista e fazia o sinal de São Donato.

 

Além da força física, a marca maior que nos deixou foram os valores morais e os princípios éticos, a verdade, a sabedoria, perseverança e fé. Frequentemente ouvem-se depoimentos de pessoas que a conheceram: “Dona Cecília fazia a comida para o padre e o bispo”, “ A dona Cecília lavava as camisas de esporte”, “A dona Cecília fazia a merenda da escola”. Sempre com amor altruísta, foi uma mulher de fé, mãe, esposa, nona, desportista, animadora, cozinheira, mediadora, caridosa, conselheira, leal e tantos outros adjetivos mais.

 

Faleceu aos 67 anos, em 5 de março de 1987. Abel Acordi faleceu aos 88 anos, em 21 de janeiro de 2004 e está sepultado, junto com a esposa no cemitério de Vista Alegre. A casa onde moravam foi doada pelos filhos e transformada no Museu Rural do Ermo, pelo município, em 2012. Junto com a doação da casa e do terreno, foram doados também os móveis, ferramentas e louças, com o compromisso de que a visitação fosse gratuita para os visitantes.

Álbum de Família

Filhos de Cecília e Abel com seus cônjuges

Museu Rural Municipal do Ermo, antiga casa de Cecília e Abel

Cecília Fontana e Abel Acordi, Vista Alegre, 1967